3C4Life irá desenvolver uma plataforma online para futuros professores estudantes STEM, jovens profissionais do ensino, bem como professores STEM experientes em serviço
para aumentar a atractividade da profissão docente STEM nos países parceiros (e no estrangeiro).
As três perspectivas são:
1. Carreira
2. Cooperação
3. Competência
A carreira dos professores STEM pode ser fortalecida e enriquecida com o desafio de escolher novas atividades, dentro e fora da escola. Em ‘Carreira’, damos exemplos de carreiras de professores, principalmente por meio de pequenas entrevistas (e algumas informações básicas).
Prática colaborativa entre actores educacionais relevantes a nível nacional (principalmente professores de pré e em serviço STEM, formação e investigação no ensino superior, fornecedores de DP, política de educação e prática escolar).
Em muitas escolas secundárias europeias, existem equipas (ou ‘departamentos’) para cada disciplina, às vezes combinadas em equipas multidisciplinares. Neste nível, damos exemplos de como organizar uma prática colaborativa rica que fortalece os professores individualmente e o grupo. Damos ainda exemplos de redes regionais, nacionais e internacionais.
Desenvolvimento de competências de ensino e liderança actualizadas.
Existem muitas oportunidades para trabalhar as competências dos professores que os capacitam a trabalhar em educação de forma inovadora e em atividades relacionadas à prática STEM. Muita inspiração pode ser encontrada em reuniões e materiais.
Desenvolvimento da identidade de professores STEM.
Como combinar esforços de pesquisa (programas de doutoramento, etc.) com um trabalho como professor.
Ensino baseado em evidências.
Aprendizagem STEM integrada.
Fazer boas perguntas.
Estimular o raciocínio dos alunos com base no que os alunos já sabem.
Promover interações construtivas entre os alunos.
Projetar e gerir tarefas abertas.
Implementar avaliação formativa.