Contexto e Objetivos


Falta de Professores STEM em toda a Europa


A Europa está a enfrentar uma escassez de professores. Como principal razão, os professores já não vêem o ensino como uma opção de carreira atractiva. Isto leva a uma maior rotatividade de professores. Para aumentar a atractividade da profissão, foram identificados os seguintes requisitos:

1
Deve ser estabelecida uma imagem positiva da profissão docente, tanto entre os professores como na sociedade.
2
A profissão docente deve ser entendida como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, incluindo a utilização de abordagens pedagógicas inovadoras.
3
A prática colaborativa e as comunidades de aprendizagem profissional devem ser promovidas e ancoradas.
4
Os professores devem receber apoio desde o início e ao longo das suas carreiras para permitir o crescimento profissional.

Preencher as Lacunas


No entanto, existem ainda grandes lacunas, que temos de preencher:

1
A orientação profissional dos professores em toda a Europa é rara.
2
Os professores não vêem necessidade de desenvolver competências de trabalho em equipa.
3
As abordagens colaborativas dificilmente são aplicadas.
4
Os professores têm problemas na adopção de novos métodos de ensino.
5
As ofertas de desenvolvimento profissional não satisfazem as suas necessidades.

Objetivos do Projeto


Os professores precisam de actualizar as suas capacidades de ensino, competências, operar digitalmente, e agir de forma auto-eficiente. No entanto, o desempenho de topo exige condições de topo. 3C4life reúne 12 parceiros de 6 países europeus, em cada país uma autoridade educativa que se junta a um parceiro de investigação. Esta poderosa estrutura tandem aborda uma questão em pousio, que impede as melhores condições na educação STEM em toda a Europa: os sistemas educativos STEM não têm a capacidade de apoiar os professores a tirarem o melhor partido da sua vida como professores.

O objectivo é promover a mudança através do desenvolvimento de uma plataforma para professores STEM totalmente digital com um conceito inovador de avanço profissional. As suas principais características inovadoras são:

1
Um processo sequencial de estímulos motivacionais, desde a atração de baixo limiar até ao avanço compartilhado.
2
Uma variedade multidirecional de perspectivas de avanço ocupacional verticais e horizontais reveladas à primeira vista.
3
Colaboração propulsora de melhoria através de Comunidades de Prática.